sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Toy art é arte ou design?

     Toy art é um tipo de bonequinho feito de plástico, vinil ou outro material qualquer que virou mania no Japão no final dos anos 90 e depois dominou o resto do mundo. Alguns modelos são bem caros e, apesar das carinhas fofas e das cores fortes, são voltados para o público adulto. A dúvida é que, apesar de algumas séries desses brinquedos possuírem alguma intenção artística, é um produto de consumo fabricado em escala industrial.
   
     Arte é uma atividade humana ligada a manifestações estéticas que traduzem percepções, emoções e idéias. Dá sim para considerar o toy art um objeto de arte. Os bichinhos andam freqüentando inclusive grandes museus ao redor do globo. Para um leigo é até mais fácil entender esses personagens como manifestações artísticas do que alguns tipos misteriosos de instalações contemporâneas.
  
    Na definição de design, que consiste na tríade projeto-conceito-estética, o toy art tem projeto (senão não daria para produzir em escala), leva em consideração o conceito (que explica a intenção do objeto e porque o designer optou por essa forma, material, cores e tudo mais) e preza a questão estética.

     Observamos que o simbólico está cada vez mais merecendo atenção. A função continua essencial, mas não é mais diferencial nos objetos de design.  O que faz uma pessoa escolher um modelo em detrimento de outro não é a função, mas o que aquele objeto significa para ela. As coisas que nos fazem companhia no dia-a-dia são escolhidas muito mais porque traduzem nossa identidade do que pela função propriamente dita, já que as demais opções também seriam satisfatórias do ponto de vista funcional.

     Então, um toy art, nesse caso, tem a função de mostrar para o mundo quem a pessoa é, a qual grupo ela pertence, o que ela pensa da vida. Em resumo, a função do toy art é demonstrar que seu dono comunga dos valores de uma tribo.

Via: Lígia Fascioni (www.ligiafascioni.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Nosso Blog e Continue lendo!

Related Posts with Thumbnails