quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Design de interação – João Costa hoje na SAD


Hoje é dia da palestra de João Costa “Design de interação e usabilidade: TV DIGITAL”, na nossa Semana Acadêmica e vai ocorrer no Campus 1 da Furb, 18:45h. 

Mas o que é Design de interação?

Design de interação é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como websites, PDAs, jogos eletrônicos e softwares. O foco do Design de Interação são as relações humanas tecidas através dos artefatos interativos, que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.
          A usabilidade e o design de interação são formas de conceber, avaliar e aperfeiçoar a interação entre pessoas, artefatos e instituições. Estabeleceram-se como campos de estudo independentes, porém complementares, que, nos meados da década de 1980, ampliaram sua influência, incorporando conceitos das áreas de ergonomia, psicologia e engenharia cognitiva. Os profissionais que pretendem desenvolver produtos úteis e fáceis de usar devem conhecer profundamente as metodologias de usabilidade e design de interação.
         Sua aplicação visa à melhoria da relação homem-máquina já que o sucesso de um produto no mercado depende muito da experiência interativa que este pode proporcionar.
Estes são alguns benefícios:
  • Adequar respostas do sistema às entradas do usuário
  • Balancear interação e funcionalidade
  • Prevenir erros do usuário

        Aplicando estes conhecimentos, os designers de interação criam produtos e serviços de maior usabilidade - termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante - sob o conceito do design centrado no usuário, levando em conta os objetivos, funções, experiências, necessidades e desejos destes.
       Visando o equilíbrio entre os anseios dos usuários, os negócios dos clientes e as possibilidades tecnológicas, os designers de interação superam desafios complexos e criam produtos e serviços inovadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Nosso Blog e Continue lendo!

Related Posts with Thumbnails