Os professores

Entrevistada: Roselie de Faria Lemos


1- Como você se define e por qual razão/motivo escolheu Design.

Acho complicado essa coisa de me definir: sou assim e fui construindo a vida a partir das coisas que gosto, que me fazem sentir bem, que me satisfazem em termos emocionais e profissionais.
Posso, no entanto, dizer que sou mmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito curiosa e que talvez isso tenha direcionado um pouco minhas atividades!
Quanto a escolha do Design, devo confessar que estava me preparando para fazer vestibular de Arquitetura, quando vi uma matéria no jornal sobre a Esdi, como fora criada, a filosofia da escola e da profissão, etc.
Fiquei impressionada e pensei assim: é isso que quero fazer!
Entrei para a Escola com 17 anos e era a caçula da turma pois a maioria dos alunos (só entravam 30 por ano) já era formada e estava fazendo Design como complemento de outra profissão.

2- Como o design se define pra você? Dentro da área já recebeu algum prêmio? Do que mais se orgulha quando fala de sua profissão?

Tenho paixão pelo design que me fez ter uma nova visão do mundo e proporcionou uma abertura intelectual muito grande. Entendi que o design faz parte da vida de todos nós. Penso que esse é um aspecto importante da minha personalidade.
O primeiro prêmio que recebi ainda estava na Escola. Foi um concurso internacional para um cartaz que tinha um Juri com pessoas influentes e famosas. Ganhei o primeiro prêmio concorrendo com dois professores: Decio Pignatari e Goebels. Além do dinheiro, ganhei uma viagem a Nova York. Depois ganhei mais 2 prêmios em concursos nacionais dentro da área do design gráfico.
Tenho orgulho em poder trabalhar, criar, expandir a mente com novas propostas em busca de novos interesses.

3- Design está ligado a inovação, o que você faz quando um trabalho é proposto e as ideias não veem a cabeça? Ou quando basicamente tudo já foi criado no produto que lhe foi pedido?

Na verdade, o design propõem técnicas e metodologias de trabalho que levam a soluções. O processo é semelhante a um mergulho no problema e a partir daí, as soluções aparecem na ponta e nos traços do lápis. Sou da geração da prancheta que aprendeu com lápis e papel e experimentações nas oficinas. Não tinha computador naquela época!!!!! Deve ser difícil vocês acreditarem pois vocês fazem parte da geração Y que já nasceu com um mouse na mão!
Olha só, não é hora de dar aula sobre inovação, mas ela é um processo de identificação de necessidades ou desejos explícitos ou futuros dos consumidores. Portanto, ao contrário do que vocês afirmam, ainda tem muito a ser criado!!!!!!!

4- Qual aspecto em que o design ainda precisa crescer e mudar? (área profissional, mercado de trabalho)

O design precisa ser mais reconhecido como área de conhecimento e como ferramenta de desenvolvimento sustentável. Design não é só fazer projeto e usar materiais novos. Se fosse só isso, estaria se identificando com as engenharias ou com a arquitetura. Design abre perspectivas dentro dos campos do pensamento, das relações interpessoais e da relação interativa entre pessoas e máquinas, de gestão, de questões ambientais e de sustentabilidade dos povos, de comportamento e consumo. Design traz o futuro para o presente e interfere em todas as áreas.

5- Você tem algum processo criativo? O que te inspira, onde busca inspiração, na hora de trabalhar de criar?

O processo criativo já está incorporado. As etapas já fluem com mais facilidade. Mas isso é por causa da idade, anos de experiência e trabalho! Mas posso dizer que o principal para qualquer processo criativo é estar ligada no momento atual, manter-se informada de problemas e soluções além de antenada com os acontecimentos.

6- Se você fosse indicar um Designer, quem indicaria?

Gaetano Pesce, meu ídolo!

7- Que eventos ligados ao design você indica, para quem está começando a faculdade?

Exposições, palestras e muita leitura e informação sobre tudo. É importante ler jornal, ver televisão (até Faustão e Ana Maria Braga de vez em quando!!), ir a shows de música, eventos de moda, desfile de escola de samba, concertos e ópera, shows e espetáculos....TUDO !!!!

8- Como começou a trabalhar na área e porque veio para Blumenau? Como veio pra Blumenau?

Comecei a trabalhar com design gráfico que tinha mais campo no Rio. Trabalhei na Funarte, Fundação Rio e depois passei para agências de publicidade para ganhar mais. Fui diretora de Arte e depois Diretora de Criação. Aí, passei para o marketing, que era um interlocutor na Agência, metido ,e que se achava melhor que os designers.... Estudei para poder falar de cima com eles! Fui Diretora de marketing durante 12 anos. Aí cansei e abri um escritório de Design. Vim até Blumenau pelas mãos de um empresário daqui que foi me buscar para dar consultoria a suas empresas.

9- Em qual/quais empresas trabalhou? Qual area do design ela é especializada? Qual area do design que mais gosta de trabalhar

Acho que já falei sobre isso acima! Quanto a minha preferência em trabalho é a Consultoria de Gestão e Inovação.

10- Suas influências e referências dentro do design.

Fui muito influenciada pela época em que vivi: participei de movimentos artísticos e de vanguarda que aconteceram na minha época de adolescente: Woodstock, os hippies, Pop Art, movimentos de vanguarda no Brasil na música (Caetano, Gil, João Gilberto, Vinicius, Tom Jobim e os Festivais de música), nas artes plásticas (Ligia Pape, Helio Oiticica, Rubens Gerchman, Adriano de Aquino, etc), na arquitetura (Niemeyer, Lucio Costa, Zanini), no cinema (Nelson Pereira dos Santos, Walter Hugo Khouri, Joaquim Pedro de Andrade, Rui Guerra, Glauber Rocha) e pelos professores que tive. Naquela época tudo acontecia no Rio! São Paulo só ganhou o cetro de cidade maior e berço das artes, depois que o Rio foi dominado pelo morro e as favelas.
Sinto-me privilegiada por ter tido aulas com Decio Pignatari, Alexandre Wollner, Zuenir Ventura, Renina Katz, Hans Bergmiller e Aloísio Magalhães que foi meu orientador.
A época foi de muita produção artística e com certeza participar daquela energia e vibração, influenciou meu pensamento e abriu mais perspectivas de vida.

11- Apostas para o futuro?

Aposto em vocês no futuro. Essa é a geração que pode mudar tudo e fazer acontecer. Há muito o que fazer e vocês estão sendo preparados para isso. Lembrem-se que o design é a única atividade que interfere em todas as outras trazendo soluções lúcidas, práticas e objetivas. Portanto, essa responsabilidade está agora com vocês!

12- Foi uma escolha ser professora de Design?

Não. Nunca pensei em dar aulas e nem estava muito preparada para isso. Trazia minha bagagem como profissional, mas me faltavam os aspectos pedagógicos. Aprendi com vocês para vocês!

13- Porque a escolha?

Não foi escolha, foi necessidade. Com a morte de meu filho mais novo, não tinha mais ânimo nem disposição no escritório pois ele trabalhava comigo. Aí, chegou o convite para montar o curso em Blumenau e aproveitei para mudar de ares. Fechei o escritório em Curitiba onde morava e vim para o desafio de trabalhar com o ensino. Tive que buscar minhas raízes e isto também me ajudou a reconstruir minha vida e me deu forças para continuar.

É isso aí!
Related Posts with Thumbnails